Young African Leaders – YALI 2019

Iniciativa para Jovens Líderes Africanos (YALI) ) foi lançada como um esforço assinalável para investir na próxima geração de líderes africanos. O YALI, Centro de Liderança Regional da África Austral (RLC SA),  é organizado pela Universidade da África do Sul – UNISA, naGraduate School of Leadership Business em Midrand, para a formação em inglês. A Universidade Eduardo Mondlane (UEM) organiza a formação em Português, em Maputo – Moçambique. O RLC SA visa criar pensadores críticos que podem resolver problemas complexos e multidisciplinares; fomentar o espírito empresarial e inovador; e incentivar a comunicação transfronteiriça e colaboração multicultural. O RLC SA desenvolve as habilidades de jovens líderes africanos, através do núcleo de formação em assuntos africanos contemporâneos, bem como de formação especializada em três áreas-chave: Negócios e Empreendedorismo; Liderança Cívica e Gestão Pública.

Os candidatos devem possuir os seguintes requisitos:
  • Idade (18-35)
  • Demonstrar compromisso para desenvolver as suas comunidades, os seus  países e o  continente africano
  • Experiência comprovada e histórico em Administração Pública, Negócios e Empreendedorismo ou Liderança Cívica
  • Cidadãos dos seguintes países: Angola e Moçambique
  • Possibilidade de se  dedicar a um programa de treinamento residencial de quatro semanas
  • Proficiência na língua Portuguesa

O programa incentiva as candidaturas de:
  • Pessoas de comunidades rurais e economicamente desfavorecidas
  • Jovens líderes com deficiência
  • Mulheres
  • Pessoas que são HIV positivas ou que vivem com SIDA
  • Indivíduos que representam e defendem os direitos das comunidades LGBTIQ
  • Outros grupos minoritários

A candidatura e a participação no programa é grátis . Os candidatos aprovados terão transporte de ida e volta disponível para o local do programa, alojamento, refeições e material do curso. Todas as outras despesas não referidas neste ponto estarão a cargo do participante.

As candidaturas para a 7ª e 8ª ediçâo estarão abertas até ao dia 01 de Março de 2019 (23:59, Horário de Moçambique). O programa é presencial e requer um compromissso de assistir todas as sessões por quatro semanas consecutivas. A 7ª ediçâo será implementada do dia 22 de Abril a 17 de Maio  de 2019 e a  ediçâo será implementada do dia 17 de Junho a 12 de Julho  de 2019.
Para submeter a sua candidatura, visite o site da YALI RLC SAhttps://yaliafricaaustral.melimu.com ou entre em contato com Catarina Munguambe Johane, +25882 83 60 170; Email: catarinajohane@gmail.comAniandes Mutemba. Tel: +258 84 5985824 Email:aniandes.gerson@gmail.com ou Bento Marcos         Email: marcobg@unisa.ac.za