Implementação do Projecto de Investigação por Acção na FEARN

Decorre na Faculdade de Engenharia Ambiental e dos Recursos Naturais (FEARN), a implementação do projecto de Investigação por Acção (IPA) entitulado Optimização do tratamento e gestão de lamas fecais urbanas com recurso a análise do desempenho do processo de desidratação em leitos de secagem”, financiado pela agência do vale de Zambeze, através do programa ZAMADZI MOZ-NICHE 266.

O projecto com duração de 11 meses (Janeiro à Novembro de 2019) visa estudar o desempenho operacional de leitos de secagem de lamas fecais, com recurso a modelação matemática do processo de desidratação e avaliação do potencial dos subprodutos resultantes da secagem de lamas (lamas secas e drenadas), de forma a agregar valor ao tratamento proposto.

A avaliação do desempenho operacional de lamas fecais contribuirá, para a melhoria no processo do seu tratamento. Poderá ainda, proporcionar às diferentes entidades gestoras dos recursos hídricos, um maior suporte na análise e na tomada de decisão de projectos afins, com bases  científicas sobre a eficiência no tratamento destes digestos, dando assim, as garantias sobre um controlo mais eficaz, com respeito à quantidade e qualidade do efluente na origem. O recurso à modelação permitirá a adoção de um conjunto de medidas holísticas (que incluem a optimização dos parâmetros de dimensionamento da infraestrutura), conduzindo assim, a uma maior fiabilidade do sistema de tratamento. Pretende – se contudo, descrever cenários num projecto de instalação, situações diversas e em qualquer região do Vale do Zambeze, proporcionando desta forma, uma melhor planificação de uso actual e do potencial existente de recursos hídricos, sem custos acrescidos.

Autores:

Autor Função Função no projecto
Prof. Doutor Eng. Luís Cristóvão Director da Faculdade Líder da equipa
Eng Fernando Chichango (MSc) Coordenador de Pesquisa e Extensão Coordenador
Eng.a Jenita Benício Cangola (MSc) Docente Investigadora principal
Eng.a Júlia Gaspar Silota (MSc) Docente Investigadora
Eng.o Roberto Chuquela (MSc) Docente Investigador
Eng. Cristóvão Pereira Docente Investigador
dr. Ângela Andela Administrativa Administrativa
Francisco Binze Estudante Investigador
Leonardo Manejo Estudante Investigador
Josefina Malate Estudante Investigador
Halima Khalid Estudante Investigador

Outros sectores envolvidos: Conselho Autárquico de Chimoio, operadores privados de esvaziamento e transporte de lamas fecais.