Em resposta ao Ciclone IDAI pesquisadores da Florida treinam docentes e estudantes da UniZambeze em matéria de Construção Resiliente

Em resposta ao Ciclone IDAI  pesquisadores da Florida treinam docentes e estudantes da UniZambeze em matéria de Construção Resiliente

Decorreu entre os dias 11 e 12 de Novembro corrente, um ciclo de palestras com o intuito de Treinar os docentes e estudantes dos cursos de Arquitectura e Eng. Civil da UniZambeze, em matéria de Reconstrução Pós-calamidade.

O referido evento, enquadra-se em um projecto denomidado,Treinamento para Sustentabilidade e Resiliência “Build Back Better” que objectiva levar a cabo moradias auto-reconstruídas na Beira, usando o Know-hou do Sul da Florida, que por sinal, é um dos Estados Americanos que mais é afectado por desastres naturais.

Na ocasião, foram deixados vários ensinamentos com base nas experiências científicas, trazidas pelos pesquisadores da Florida, da UEM e da UniZambeze, mas também, dos construtores informais (mestre de obras), que no final, será elaborado e publicado um manual de construção para habitação auto-construídas que sejam seguras mesmo em áreas propensas à desastres naturais em Moçambique.

Importa referir que o projecto envolve a Atlantic University, da Florida, Universidade Eduardo Mondlane, em coordenação com a Universidade Zambeze.