huluhub.com

Arquitectura


O curso de licenciatura em Arquitectura é ministrado na Cidade da Beira e orientado por uma filosofia de actuação com vista a desenvolver nos estudantes habilidades na produção do conhecimento, de desenvolvimento científico e tecnológico em Moçambique. Para tal, no contexto de elaboração do currículo na UniZambeze buscou-se estimular o desenvolvimento harmonioso e integral das actividades que integram os processos substantivos do ensino superior, diga-se da formação, pesquisa e extensão, alem de orientar também para formar cidadãos empreendedores, reflexivos e autónomos capazes de se empenharem no crescimento económico, desenvolvimento humano e sustentável do País.

A Arquitectura é um sector importante da economia nacional e internacional que absorve continuamente profissionais devidamente capacitados em projectar e executar obras de grande envergadura bem como participar na concepção, inovação e execução de projectos, da sustentabilidade dos materiais de construção e de gestão de empreendimentos que podem exercer as suas funções em gabinetes de projectos, empresas de construção e de obras públicas, em serviços de administração central e local.

O principal objectivo do curso de licenciatura em Arquitectura na UniZambeze é formar Arquitectos com uma sólida base científica e artística, com conhecimentos gerais e específicos, abarcando a generalidade dos domínios tradicionais da Arquitectura e com preparação para um constante progresso e adaptação às imprevisíveis evoluções da ciência, da técnica e do meio socioeconómico e ambiental.

Missão

O curso de licenciatura em Arquitectura da UniZambeze tem como missão formar Arquitectos que sejam capazes de gerar, difundir e aplicar o conhecimento, assente na liberdade de pensamento e na pluralidade dos exercícios críticos, contribuindo para a construção de um modelo de sociedade baseado em princípios humanistas, que tenha o saber, a criatividade e a inovação como fatores de crescimento, desenvolvimento sustentável e bem-estar.

Visão

O curso de licenciatura em Arquitectura, tem como propósito ser uma organização de referência e excelência na formação de Arquitectos, com competência técnica, produtividade científica e responsabilidade social nas suas diversas atividades. Tornando-se um polo de atração dos melhores estudantes, docentes e investigadores a nível da comunidade.

Requisitos de acesso ao curso

Os candidatos ao curso de licenciatura em Arquitectura devem ser, alternativamente:

  • Titulares do grau académico de 12ª classe ou equivalente, nos ramos C, com frequência nas disciplinas de matemática e desenho.
  • Graduados dos Institutos de Formação Profissional de nível médio em disciplinas do ramo da construção civil;

Entretanto, os candidatos interessados em ingressar no curso de licenciatura em Arquitectura em cada ano lectivo terão que tomar parte do processo de seleção em vigor na Universidade Zambeze para o curso de Arquitectura, isto é, terão que participar dos exames de admissão nas disciplinas de matemática e desenho.