Na Universidade Zambeze
Estudantes do curso de Medicina Geral beneficiarão de formação em áreas específicas da medicina.
Trata-se de um programa da Cooperação Espanhola em Moçambique que visa, para além de formar médicos especialista a nível do Hospital Central da Beira em áreas identificadas como prioritárias, nomeadamente, a Cirurgia Geral, Pediatria, Medicina Interna, Ginecologia-Obstetrícia, irá de igual maneira formar, nestas especialidades, numa primeira fase, 5 estudantes do Curso de Medicina da UniZambeze. Para estes, a formação será realizada em duas partes sendo, uma na Faculdade de Ciências de Saúde e outra, na Universidade de Las Palmas Gran Canária.
Esta informação foi avançada a quando de um encontro mantido ontem, dia 20 de Julho, entre o Magnífico Reitor da UniZambeze, com o Doctor Luís Lópes Rivero, Director do Serviço Canário da Saúde e responsável pela cooperação internacional daquela universidade. Ainda no encontro, Rivero informou ao Prof. Nobre dos Santos, sobre a intenção que sua instituição tem, de participarem, pelo menos, três estudantes do 5 ano do Curso de Medicina, no programa Erasmos Plus, que tem a duração de cinco meses na Universidade que ele representa pois, seria uma oportunidade para intercâmbio de estudantes das duas Universidades.
Na sua intervenção, o Magnífico Reitor começou por agradecer o facto de escolherem a UniZambeze para formação de especialistas pois, poderá responder as principais preocupações da universidade em termos de docentes médicos especialistas.
De referir que a UniZambeze e a Universidade de Las Palmas de Gran Canária são parceiras de cooperação e que, desde o ano 2014, estudantes da Faculdade de Ciências de Saúde participam de estágios nas áreas de Pediatria, Cirurgia, Medicina Interna, Ginecologia-Obstetrícia, entre outras especialidades, na Universidade de Las Palmas Gran Canária, na Espanha.