Faculdade de Ciências de Saúde


A Faculdade de Ciências de Saúde (FCS), criada em 2009, localiza-se na cidade de Tete e foi concebida para responder ao desafio de melhorar a qualidade da oferta dos serviços de saúde e da rede sanitária local e do país em geral.

Missão
A Faculdade de Ciências de Saúde da UniZambeze tem por missão formar profissionais amplamente capacitados para actuar nas áreas de Ciências da Saúde visando à prevenção, promoção, protecção e reabilitação da saúde, contribuindo assim, para a melhoria da qualidade de vida da população, com valores éticos, críticos, reflexivos e humanistas, comprometidos e integrados com a sociedade e a cidadania, e que tenham o saber, a criatividade e a inovação como factores de crescimento, para garantir o desenvolvimento sustentável do país.

Visão

Consolidar-se como centro de referência e excelência de ensino, pesquisa e extensão, a nível nacional e internacional, baseado na abordagem do processo de construção social da saúde e da equidade, qualificando profissionais versáteis, com forte base científica e capacidade para a acção empreendedora, com participando activa do processo do desenvolvimento do Moçambique.

Objectivos
 Ministrar o ensino com vista a formar profissionais com alto grau de qualificação técnica e científica, capazes de participarem activamente no desenvolvimento do país;
 Desenvolver um processo de ensino-aprendizagem que viabilize a inter-relação entre a erudição e a técnica, no sentido de, por um lado, promover a solução dos problemas nas diferentes áreas profissionais e, por outro, fazer progredir os conhecimentos para a formação integral do Homem.
 Desenvolver consciência deontológica e brio profissional valorizando os ideais de Pátria, de Ciência e de Humanidade
 Formar por meio do ensino, pesquisa e extensão, indivíduos capazes de exercerem a profissão, com responsabilidade e qualidade não só sob o ponto de vista científico e técnico, como também ética e socialmente de modo a fazer frente aos desafios da, procurando a melhoraria os padrões de saúde da população.

 Implementar, desenvolver e contribuir para consolidar um núcleo de serviços para a comunidade que contribua, pelo padrão de suas estruturas e pelo modelo, para melhorar a qualidade de vida da comunidade e com perspectiva de multiplicação dessa iniciativa
 Integrar-se no contexto sócio-profissional estabelecendo parcerias nas diferentes áreas de actuação dos seus futuros graduados.
 Contribuir para a produção de conhecimentos científico-tecnológicos e filosóficos que almejem uma melhor qualidade de vida e a transformação socio-cultural da sociedade.

A FCS aprimora constantemente a sua capacidade de formação de uma equipe de saúde constituída por médicos generalistas, especialistas dentários, farmacêuticos, gestores de unidades hospitalares e especialistas em saúde pública.

As infraestruturas da FCS encontram-se instaladas dentro do recinto do Hospital Provincial de Tete, e traduz-se em vantagem comparativa para os estudantes desde o seu primeiro momento da sua vida académica nesta unidade orgânica. Este diferencial na localização permite aos estudantes, docentes e investigadores, maior interação com o seu objecto de estudo, despertando desde cedo o interesse em realizar pesquisas que permitam melhorar a qualidade de vida do ser humano em termos de serviços de saúde.

A qualidade do ensino é permanentemente aprimorada através do intercâmbio e mobilidade do corpo docente e discente por via de acordos de cooperação dentro e fora do país. É nesta senda que os estudantes têm tido a oportunidade de realizar pelo menos um semestre em universidades estrangeiras.

A Faculdade de Ciências de Saúde foi projectada para funcionar na Cidade de Tete, província do mesmo nome. No entanto, devido a falta de condições básicas para o seu funcionamento a FCS iniciou as suas actividades lectivas na cidade da Beira, em 2009. Neste período funcionou dentro do recinto dos Caminhos de Ferro da Beira, em instalações cedidas pela Delegação da Beira da Universidade pedagógica.

Em 2010, a FCS passou a funcionar na Cidade de Tete, em instalações provisórias, cedidas pelo Instituto de Ciências de Saúde de Tete. Posteriormente, passou a funcionar nas instalações cedidas pela Direcção Provincial de Educação e Cultura nomeadamente o Lar Masculino  onde funcionava a direção e o Mitete onde dispunha de 7 salas de aula.

No âmbito do programa de implantação da UniZambeze, em 2011 iniciou-se o processo de construção de instalações próprias para FCS. Este processo consistiu na reabilitação de dois blocos de salas de aula, edificação do bloco administrativo, sala de informática, biblioteca e auditório.

Em 25 Junho 2013, a FCS passou a funcionar integralmente nas novas instalações edificadas no recinto do Hospital Provincial de Tete, local onde são ministradas as aulas teóricas e práticas. O edifício de raiz edificado é composto por Bloco Administrativo, Salas de aulas, auditório, laboratórios e clinica dentária.

Em 2014, a FCS graduou os seus primeiros quadros nos cursos de licenciatura em Farmácia e Medicina Dentária nomeadamente 12 licenciados em de Medicina dentária e 12 licenciados em Farmácia. 

Em termos de oferta formativa, a FCS iniciou as suas actividades oferecendo os cursos de Licenciatura em Medicina, Medicina Dentária e Farmácia, tendo introduzido em 2013 o Mestrado em Saúde pública e em 2015 a Licenciatura em Gestão Hospitalar.