Para implementação do projecto ISAM, a UniZambeze e o Governo do Distrito de Dondo assinam Memorando de Entendimento.

O presente acto prevê a cooperação e colaboração das partes na implementação do projecto ISAM (Inovação Sustentável da Agricultura em Moçambique: Ferramentas de Aprendizagem), no qual se pretende com o mesmo, capacitar, assistir e assessorar os pequenos agricultores desta parcela da província, em tecnologias de conservação, gestão agrícola e outras ferramentas. Esta é uma iniciativa do Centro de Estudos, Inovação e Formação Avançada, da Universidade Zambeze (CEIFA) em parceria com a BOKU University, em Áustria que, para além de trabalhar com os pequenos agricultores de Dondo, ira de igual forma, capacitar docentes e pesquisadores das Faculdades de Ciências Agrárias, de Engenharia Agronómica e Florestal, e de Engenharia Ambiental e dos Recursos Naturais.
O MdE que será assinado pelo Magnífico Reitor, Nobre dos Santos, e pela Administradora do Distrito, terá a duração de 30 meses, tempo de duração o projecto, surge no âmbito da implementação do memorando celebrado entre esta instituição de ensino superior e o Ministério da Agricultura e Segurança Alimentar.
Na ocasião, o Magnífico Reitor avançou que o projecto culminará com um curso de Mestrado em Agricultura de Conservação, como forma de potenciar os agricultores, os técnicos e demais interessados desta parcela da província.
Por sua vez, a Administradora do Distrito, Graça Júlia Correia, agradeceu a Universidade por escolher o Distrito de Dando como local de implementacão deste projecto que, no seu ponto de vista, irá contribuir na melhoria do meio ambiente,reduzindo a poluição e melhorando as condições de vida, acrescentou a dirigente.
O projecto conta com o financiamento da Cooperação Austríaca para o Desenvolvimento que esteve representado pela Dra. Nikoleta Nikisianli e da parte da Universidade de BOKU, parceira do projecto, no desenvolvimento do Currículo do Mestrado, o Dr. Bernhard Freyer, que desejaram que o projecto seja um sucesso e que dê facto ajude a melhorar a qualidade de vida das populações.