2082 acessos

UNIZAMBEZE e Ara-Centro assinam Memorando de Entendimento

Com o objectivo de buscar soluções com vista a assegurar a gestão sustentável, equitativa e participativa dos recursos hídricos, propondo-se a aumenta os benefícios sociais e económicos das partes foi assinado, no dia 25 de Agosto, na Faculdade de Ciências e Tecnologia, um Memorando de Entendimento entre a Universidade Zambeze e a Administração Regional de Águas do Centro. O mesmo, irá, para além da cooperação em pesquisa e investigação na área de recursos hídricos, possibilitar de igual forma, a realização de estágios profissionais e de culminação de curso para os estudantes da Universidade, concretamente para os cursos de Eng. de Processos Industrias, Eng. Mecatrónica, Mestrado em Gestão de Energia, em Gestão de Água e Mestrado em Gestão Ambiental e dos Recursos Hídricos, respectivamente.

Na cerimónia, a directora regional da ARA-Centro, Dra. Cacilda Machava, falou do quão importante é o memorando pois, permitirá, com base na investigação científica levada a cabo pelos estudantes, docentes e investigadores da Universidade, em coordenação com os técnicos da sua instituição, mitigar o problema da poluição dos rios e de outros males que afectam os recursos hídricos na região centro do país.

O evento que teve lugar no Campus de Matacuane, contou com a presença do Magnifico Reitor, Prof. Doutor Nobre dos Santos, que dirigindo-se aos presentes, referenciou que esta acção, é acima de tudo, uma oportunidade para a UniZambeze, mostrar que é um campo de investigação e transformação de conhecimentos, com foco na prestação de serviço a comunidade e no desenvolvimento sustentável do país.

Refira-se que esta será uma parceira que envolve três instituições, nomeadamente, a Universidade Zambeze, a Administração Regional de Águas do Centro (ARA-Centro) e a GIZ.