Menu Close


CERIMÓNIA DE OUTORGA DO TÍTULO HONORÍFICO DE DOUTOR HONORIS CAUSA EM LIBERDADE, DEMOCRACIA E DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Na Universidade Zambeze a atribuição de títulos honoríficos decorre dos seus Estatutos aprovados pelo Decreto no 74/2011 de 30 de Dezembro conjugados ao seu Regulamento de Títulos Honoríficos e, em harmonia, com a Lei do Ensino Superior, e é destinada à personalidades eminentes, nacionais ou estrangeiras, que se tenham distinguido na actividade académica, científica, cultural, artística ou cívica, ou que tenham prestado altos serviços à Universidade, ao País ou à Humanidade.

Os feitos alcançados por sua Excelência Feliciano Gundana durante o seu percurso na luta para a libertação do País, desde a sua entrega para a unificação dos movimentos de libertação como membro da UDENAMO, participando na fundação da Frente de Libertação de Moçambique, revelam, que desde jovem deu a sua notável e relevante contribuição para a Libertade, Democracia e Desenvolvimento Humano, manifestado pela sua Valença, coragem e dedicação pelo País. O seu trajecto indica que a construção duma nação e a liberdade dum povo requer sacrifício e entrega individual e colectiva baseada na unidade e unicidade. É assim, que nos ensina, que permanentemente devemos construir a nossa jovem nação com o sentido de unidade e pátria sempre patente.

A sua participação na defesa da pátria, revela-se no âmbito militar como verdadeiro e implacável general, alias, sempre esteve na frente de combate desde a primeira hora, fazendo parte do primeiro grupo treinado na Argélia e depois como general de grande craveira. O elogio apresentado pelo padrinho, indica que a construção dum país é feita baseando-se em normas, e o galardoado dá-nos esse exemplo através da sua participação na elaboração da primeira constituição de Moçambique e na revisão da mesma nas diferentes fases da história do nosso país.

A atribuição deste título a esta individualidade, mostra a nossa vénia, como povo mocambicano e não só, a este herói nacional pela causa mais nobre, a liberdade de um povo oprimido pelo colonialismo por cerca de 500 anos. Trata-se de reconhecer que dentre os moçambicanos, Gundana aceitou, tendo muitas oportunidades, juntar-se aos demais contra a colonização do país. Trata-se de reconhecer, mais do que um homem, um nacionalista, patriota e desenvolvimentista.

Como Universidade, não estando alheia a História do nosso País, julgamos ser de grande importância a valorização dos nossos Heróis em vida. E esta personalidade é uma figura incontornável no processo de libertação do País, como também na criação do modelo de gestão na pós-independência e na construção do estado de direito.

Esta individualidade nos ensina, através das actividades que desenvolveu em diferentes esferas da vida de moçambique, que a construção de um país é feita com a entrega total e abnegada ao serviço público baseada em princípios de respeito e valorização do espírito de Pátria.

Anterior
Todas Notícias
Próxima

Write a comment