Menu Close

UNIVERSIDADE ZAMBEZE

Magnífico Reitor

Professor Doutor Bettencourt Preto Sebastião Capece

Magnifico Reitor

Universidade Zambeze (UniZambeze) é uma pessoa colectiva de direito público, dotada de personalidade jurídica e goza de autonomia científica, pedagógica e administrativa. A UniZambeze foi criada pelo decreto nº77/2007, de 18 de Dezembro e, iniciou as suas actividades lectivas no dia 16 de Março de 2009 oferecendo ao mercado 16 cursos em 6 faculdades.

O nome Universidade Zambeze deriva do Rio Zambeze que literalmente atravessa a Zona Centro do país, conferindo-lhe importância estratégica para o desenvolvimento de Moçambique e da Região Austral de África, em virtude do seu enorme potencial em recursos minerais, hídricos e biodiversidade.

É neste contexto que a UniZambeze oferece cursos técnicos orientados para o aproveitamento das potencialidades e desafios de desenvolvimento do país, ampliando as oportunidades de acesso ao ensino superior e reduzindo as assimetrias regionais.

Enquanto Instituição Pública de Ensino Superior, a UniZambeze privilegia a formação avançada, a pesquisa, a inovação e extensão universitária através da transferência de tecnologia para as comunidades em que se insere e vice-versa.

Deste modo, acreditamos que contribuímos para o avanço da ciência, da tecnologia e do desenvolvimento do país melhorando as condições de vida dos moçambicanos de forma humanizada e com o equilíbrio do género.

O nosso lema é EnsinarAprenderAgir e Vencer.

Missão

Desenvolver, produzir e disseminar a ciência, a tecnologia, a cultura, a investigação e a extensão focalizando as ciências naturais e sociais, valorizando o saber humano para o desenvolvimento sustentável do País.

Visão

Ser uma instituição de referência nacional e internacional pela qualidade dos cursos ministrados que qualificam profissionais versáteis com forte base científica e tecnológica, com capacidade para acção empreendedora e reflexão indenpendente e preparados para se adaptarem a um mercado globalizado e em constante transformação.

Historial

A Universidade Zambeze, carinhosamente tratada por UniZambeze, foi criada pelo Conselho de Ministros através do decreto nº 77/2007  de  18 de Dezembro, no quadro dos esforços do Governo para expansão e reorganização do Ensino Superior no país, preconizados na Política e Estratégia do Ensino Superior e no âmbito da implementação do Programa Quinquenal do Governo 2005—2009, no que tange a redução da pobreza absoluta de modo a garantir o ensino, a investigação e a extensão em todas as regiões e distritos do país.

O nome Universidade Zambeze, deriva do rio Zambeze que literalmente atravessa a Zona Centro do País, conferindo-lhe importância estratégica para o desenvolvimento de Moçambique e, da Região Austral de África no geral.

Institucionalmente, a UniZambeze é uma pessoa colectiva de direito público, de âmbito nacional, dotada de personalidade jurídica, gozo de autonomia científica, pedagógica e administrativa, e tenho a minha sede na Cidade da Beira.

Desde a sua criação até ao seu funcionamento todo o processo de instalação e monitoria foi realizado pela Comissão Instaladora da Universidade Zambeze (CIUNZA) criada por despacho de 31 de Janeiro de 2008 do então Ministro da Educação e Cultura Aires Bonifácio Baptista Ali.

A CIUNZA era composta inicialmente por 6 membros nomeadamente: Prof. Doutor Bhangy Cassy (Docente do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências da Universidade Eduardo Mondlane) – Presidente da Comissão.

Prof. Doutor Zacarias Ombe (Docente e Director da Universidade Pedagógica – Delegação da Beira).

Prof.ª Doutora Sarifa Fagilda (Acessora do Ministro de Ciência e Tecnologia para Ciências Básicas).

Dr. Isaú Minezes (Docente).

Dra Dácia Correia (Docente e Directora da Faculdade de Veterinária da Universidade Eduardo Mondlane).

Dr. Augusto Jone (Docente da Universidade Pedagógica, Delegação da Beira).

Posteriormente, O Ministro de Educação e Cultura reforçou a comissão com a nomeação do Dr. Eduardo Alexandre Chiziane (Director da Faculdade de Direito da Univeridade Eduardo Mondlane em Sofala) como membro do CIUNZA  por despacho ministerial nº 26 de Março de 2008.

Havendo necessidade de apoio e colaboração no processo de instalação a CIUNZA, entre outros, assinou acordos de cooperação com a UEM e a UP com base nos quais foi criado o grupo de elaboração dos currículos.

No dia 10 de Dezembro de 2008 foram oficializadas as actividades do funcionamento da UniZambeze e inaugurada a Sede Provisória que funcionou no antigo lár dos Estudante dos CFM, sito no Matacuane.

Por Depacho Presidencial nº 1/2009, de 16 de Janeiro foi Nomeado o primeiro Reitor da UniZambeze, o Prof. Doutor Bhangy Cassy, Doutorado em Ciências Matemáticas pela Universidade Sul-Africana de Witswatersrand, o qual desempenhou, sucessivamente, as funções de Assessor para Assuntos Pedagógicos do Vice-Ministro da Educação e Cultura, de Director Nacional Adjunto de Educação Geral no MEC e de Director Adjunto de Investigação e Extensão na Faculdade de Ciências da UEM.

Em 16 de Março de 2009, embora sem instalações próprias, a UniZambeze iniciou as suas actividades lectivas oferecendo 16 cursos orientados disponíveis em 6 Faculdades, distribuídas de forma estratégica em toda Região Centro de Moçambique.

O ano de 2009 foi marcado pela crise financeira mundial que afectou os principais sistemas económicos do mundo tendo-se arrastado ao países em vias de desenvolvimento uma vez que, o orçamento destes dependia em larga escala de doações das potências económicas mundiais.

A semelhança dos outros, Moçambique também foi arrastado e o impacto foi extensivo a UniZambeze, que, carente de infraestruturas, o seu funcionamento só foi possível graças ao acolhimento e a boa vontade das comunidades locais onde as suas Faculdades encontravam-se inseridas.

Os seus primeiros estudantes podem ser considerados verdadeiros heróis por, mesmo nas condições precárias em que os cursos iniciaram, terem acreditado que a UniZambeze era um sonho possível.

Em 2013, a UniZambeze graduou os seus primeiros quadros. Foram 238 licenciados e 133 mestrados provenientes das 6 faculdades e 15 cursos.

Em 13 de Janeiro de 2014 é nomeado, pelo Despacho Presidencial nº 12/2014, o 2º Reitor da UNIZAMBEZE, Prof. Doutor Nobre Roque dos Santos, e a sua equipe composta pela Vice – Reitora para Área Académica, Prof. Doutora Ana Piedade Monteiro, e o pelo Vice – Reitor para Área Administrativa, Prof. Doutor Boaventura José Aleixo, pelos Despachos Presidenciais nº 11/2014 e 10/2014.

Em 2014 a Universidade iniciou uma grande reflexão sobre o processo de ensino e aprendizagem que culminou com a reforma curricular com a descontinuação dos cursos de Mestrado Integrado e a retoma do modelo clássico de licenciatura em 4 anos para os cursos de ciências sociais, 4 anos e meio para os cursos de engenharias, e 5 anos para os cursos de Medicina Dentária e de Farmácia.

Em Abril de 2015,  foi nomeado, através do Despacho Presidencial nº 151/2015, o Prof. Doutor Adelino Zacarias Ivala para o cargo de Vice – Reitor para Área Administrativa.

UniZambeze em Números
0
Estudantes
0
Cursos
0
Docentes
0
Investigadores
0
CTA´s
0
Faculdades
0
Centros
Organização
Reitoria
  • Reitor
  • Vice-Reitor para Área Académia
  • Vice-Reitor para Área Administrativa
Conselhos
  • Conselho Universitário (CONSUNI)
  • Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEx)
  • Conselho de Direcção (CD)
  • Conselho de Reitoria (CR)
Direcções Centrais
  • Direcção Pedagógica (DP)
  • Direcção Científica (DC)
  • Direcção do Registo Académico (DRA)
  • Direcção de Assuntos Sociais (DAS)
  • Direcção de Administração Financeira (DAF)
  • Direcção de Recursos Humanos (DRH)
  • Direcção de Administração Patrimonial (DAP)
  • Direcção de Aquisições (DA)
Gabinetes Centrais
  • Gabinete do Reitor (GR)
  • Gabinete Jurídico (GJ)
  • Gabinete de Controle Interno (GACI)
  • Gabinete de Cooperação e Comunicação (GCC)
  • Gabinete de Cooperação e Comunicação (GCC)
  • Gabinete de Planificação Institucional (GPI)
  • Gabinete de Avaliação e Garantia de Qualidade (GAGQ) Gabinete de Género (GG)
Faculdades
  • Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT)
  • Faculdade de Direito (FD)
  • Faculdade de Ciências Sociais e Humanidades (FCSH)
  • Faculdade de Engenharia Ambiental e dos Recursos Naturais (FEARN)
  • Faculdade de Ciências de Saúde (FCS)
  • Faculdade de Ciências Agrárias (FCA)
  • Faculdade de Engenharia Agronómica e Florestal (FEAEF)
Centros
  • Centro de Tecnologias de Informação e Comunicação(CETIC)
  • Centro de Estudos de Ecologia e Recursos Naturais(CERN)
  • Centro de Ensino à Distância (CED)
  • Centro de Estudos e Pesquisas Sociais (CEPES)
  • Centro de Documentação e Mídiateca (CEDIM)

FD

FACULDADE DE DIREITO

Beira, sofala

Visitar

FCT

FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA

Beira, sofala

Visitar

FCSH

FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANIDADES

Beira, sofala

Visitar

FEAF

FACULDADE DE ENGENHARIA AGRONÓMICA E FLORESTAL

Mocuba, Zambézia

Visitar

FCA

FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

Ulóngue-Angónia, Tete

Visitar

FCS

FACULDADE DE CIÊNCIAS DE SAÚDE

Tete

Visitar

FEARN

FACULDADE DE ENGENHARIA AMBIENTAL E DOS RECURSOS NATURAIS

Chimoio, Manica

Visitar