Menu Close

ENGENHARIA AGRÍCOLA E AMBIENTAL

Apresentação

O Curso de Engenharia Agrícola e Ambiental foi concebido de modo a dotar os estudantes de capacidades para projectar e desenvolver sistemas de suporte  á produção, taiis como irrigação, drenagem, equipamentos e ou maquinaria agricóla, construção agricolas e ambiencias para animais, silos, secadores de grão, entre outras culturas.

Perfil profissional

O licenciado em Engenharia Agrícola e Ambiental é um generalista com capacidades:

• Desenhar, instalar e avaliar sistemas de tratamentos e utilização de residuos resultantes de actividades agrarias;
  • Conhecer e aplicar as tecnologias, maquinaria e sistemas de fornecimento de água e energia ambientais e dos factores sociais e humanos;
  • Prestar assistencia técnica aos produtores;
  • Propor métodos para a gestão dos recursos naturais e das tecnologias póscolheitas.
Perfil Ocupacional

Quanto ao perfil ocupacional o graduado em Engenharia Agrícola e Ambiental está em condições de exercer a sua profissão em diversas áreas como:

• Instituições públicas e privadas do sector agrário;
  • Empresas de projectos e consultoria, Indústrias de agro-processamento;
  • Centros de pesquisas e transferência de informação técnico-científico;
  • Laboratórios de investigação e controlo de qualidade ambiental; e
  • Instituições de ensino e de formação profissional.

Pré-Requisitos

• 12ª Classe área B ou C ou equivalente ou Graduados do Instituto de Formação Profissional de Nível Médio disciplina de Agrícola.
  • Provas de Ingresso
Uma das seguintes provas:
  • Matemática
  • Física