Menu Close

ENGENHARIA DE PROCESSOS INDUSTRIAIS

Apresentação

O curso de Engenharia de Processos é ministrado na Cidade da Beira e orientado por uma filosofia de actuação com vista a desenvolver nos estudantes habilidades na produção do conhecimento, de desenvolvimento científico e tecnológico em Moçambique.

A Engenharia de Processos é o ramo da engenharia ligado aos processos industriais e de serviço, em que diferentes matérias-primas são transformadas em produtos intermediários e finais. Compete à Engenharia de Processos o desenvolvimento de actividades referentes à indústria química e petroquímica, de alimentos, produtos químicos, tratamento de água e resíduos industriais e indústrias de transformação. A engenharia de processos é também responsável pela projecção, construção e operação de instalações fabris destinadas à fabricação de produtos, bem como ao desenvolvimento de novos processos e produtos olhando desde o ponto de vista da gestão e optimização dos mesmos.

O curso de Engenharia de Processos da Unizambeze abrange matérias muito vastas, tornando o graduado deste curso um profissional muito polivalente e possibilitando-lhe a actuação em sectores diversificados e, por vezes, até complementares. Assim, este curso não engloba opções ou especializações, procurando cobrir a generalidade dos campos de actividade dos engenheiros de processos em Moçambique, como sejam: indústria química e petroquímica, de alimentos, produtos químicos, tratamento de água e resíduos industriais e industrias de transformação.

Visão
O curso de Engenharia de Processos da UniZambeze, único em Moçambique, possui um elevado reconhecimento nacional e internacional, amparado por um claustro de professores altamente qualificados e excelentes estudantes nacionais e estrangeiros. Desenvolve pesquisas em linhas de investigação bem definidas, gera uma considerável produção científica como resultado do processo de investigação científica tendo um impacto para o desenvolvimento nacional. Desenvolve programas acadêmicos de pós-graduação na área das águas de grande relevância. Os engenheiros de processos formados neste curso possuem uma formação integral que lhes permite enfrentar os imperativos da globalização social e alcançam uma alta demanda no mercado laboral nacional e internacional, constituindo peça chave para o crescimento do país.

Missão
O curso de Engenharia de Processos da UniZambeze tem como missão formar engenheiros que sejam capazes de preservar, transformar, gerar, difundir e aplicar o conhecimento, assente na liberdade de pensamento e na pluralidade dos exercícios críticos, contribuindo para a construção de um modelo de sociedade baseado em princípios humanistas, que tenha o saber, a criatividade e a inovação como factores de crescimento, desenvolvimento sustentável e bem-estar.

Duração do curso
A Licenciatura em Engenharia de Processos tem a duração formal de nove semestres lectivos (4 anos e meio), num total de 270 créditos. Ao formando que cumprir integralmente os requisitos de graduação do curso, nomeadamente todas as unidades curriculares do plano de estudos, ser-lhe-á conferido o grau de Licenciado em Engenharia de Processos.

Pré-Requisitos

• 12ª classe ou equivalente, nos ramos B ou C, com frequência nas disciplinas de Matemática e Química.

Provas de Ingresso

Uma das seguintes provas:
  • Matemática
  • Química