O curso foi concebido com o intuito de aumentar a produção e produtividade agrícola, de forma a garantir a segurança alimentar sem comprometer o meio ambiente para posterior benefício das gerações vindouras. Por ser corredor de desenvolvimento, inserido numa província (Zambézia) potencialmente rica em diversidade florestal e terras férteis para a prática da agricultura, o distrito de Mocuba foi o local escolhido para ministrar o curso de Engenharia Agronómica da Universidade Zambeze.
Missão
Formar Engenheiros Agrónomos que possam actuar nos diversos segmentos da agricultura e meio-ambiente, contribuindo para a geração de conhecimento e difusão de novas tecnologias para o sector produtivo, e dessa forma, possibilitar o crescimento da produção agrícola, melhorar a distribuição equitativa de renda e reduzir riscos ambientais.
Visão
Ser referência no ensino do curso em Engenharia Agronomia na região, no País e no mundo em geral, visando a formação de profissionais comprometidos e buscando o contínuo aprimoramento e desenvolvimento do ensino, pesquisa e da extensão.
Valores
- Integridade;
- Competência;
- Aspiração de crescimento profissional, pessoal e institucional;
- Valorização de desempenho;
- Integração no seio do Mercado;
- Comprometimento com a comunidade;
- Vocação para prestar serviços.
Áreas de actuação
Este profissional actua em áreas ligadas aos solos, fitotécnia, fitossanidade, engenharia rural, ecologia e meio ambiente, horticultura, tecnologia de produtos agrícolas e experimentos.
Duração do curso
O curso de Licenciatura em Engenharia Agronómica tem a duração de quatro anos e meio (4.5 anos), que corresponde há 270 créditos
Estágio de Acreditação
- Acreditado pelo CNAQ