Apresentação
A Universidade Zambeze (UniZambeze) pretende ser um importante polo de desenvolvimento científico e tecnológico em Moçambique e converter-se numa instituição educacional e de investigação de referência a nível nacional, regional e internacional, por ser reconhecida pela sua excelência no ensino, na aprendizagem e na investigação.
Sendo a UniZambeze uma das instituições públicas de ensino superior que participa na formação dos profissionais de engenharia (gestores acadêmicos, professores, pesquisadores e planificadores) tem pela frente o desafio de responder às demandas sociais e inovar acções educacionais que permitam corresponder às expectativas da sociedade.
No campo de investigação do ensino das ciências e a tecnologia, tem-se questionado a utilidade dos conhecimentos e sua aplicabilidade social. Novas concepções de ensino e aprendizagem estão sendo incorporadas no contexto universitário e na prática educativa. A valorização dos estudantes, enquanto sujeitos activos na transformação das práticas das engenharias, com compromisso social e agentes constructores de seus conhecimentos, constitui a mais recente abordagem nesse campo.
A nível mundial, a dicotomia entre a formação e a prática profissional tem sido uma das forças propulsoras de busca na formação de recursos humanos para as engenharias que, a formação académica tradicional, incorporem as práticas do Sistema Nacional de Ciências e Tecnologia, bem como características, especialidades e saberes das comunidades nas quais provavelmente os profissionais se vão inserir e que exigem enfoques e estratégias que tomem em consideração as necessidades de desenvolver: -Senso de responsabilidade, ética e iniciativa criadora na busca de soluções viáveis para os problemas socio profissionais de sua competência; – Aptidão para compreender e interpretar a dimensão social, cultural e tecnológica de sua profissão; – Motivação para participar de programas que visem informar e educar as pessoas no sentido de poupar e preservar os recursos naturais e energéticos do país; – Capacidade de trabalhar em equipa aceitando e atribuindo responsabilidade com maturidade para fazer e receber críticas de forma construtiva e respeitadora; – Capacidade de desenvolvimento nos processos de decisão em que esteja em causa o interesse das comunidades local, regional e nacional.
Neste contexto o programa do curso de Mestrado em Engenharia e Gestão de Energia foi desenhado na perspectiva de contribuir para que o profissional das ciências e as tecnologia assuma o seu papel no desenvolvimento técnico, cientifico, ambiental e cultural do pais, através da criação de uma massa crítica de recursos humanos capazes de desenvolver soluções para os problemas que o país enfrenta na área de engenharia e gestão de energia.
Assim ao conceber este programa tomou-se em particular atenção a necessidade destes profissionais de responder de forma cabal as necessidades da sociedade promovendo-se: – Uma abordagem de mecanismos más eficazes de explorar, conservar e controlar os recursos energéticos renováveis e não renováveis; – Um fortalecimento do sistema energético e dos recursos naturais em termos de planificação, execução e controlo, seguimento, monitorização e avaliação. – Uma abordagem estratégica da gestão dos recursos humanos, materiais e financeiros envolvidos na exploração energética dos recursos naturais do país. O currículo aqui apresentado é consequência directa de um longo processo de análise e consulta envolvendo entidades reconhecidas na área, bem como a regulamentação disponível noutras instituições de ensino superior, nacionais e internacionais. Foram também tomadas em consideração as directivas que norteiam os processos de educação a nível do ensino superior, procurando minimizar as discrepâncias nos modelos de ensino-aprendizagem e avaliação e assentando nas perspectivas de desenvolvimento e intervenção na área de Engenharia e Gestão de Energia. O Mestrado em Engenharia e Gestão de Energia apresenta-se como uma oportunidade de formação de alto nível numa área emergente e com evidentes comprovações de prioridade política nacional e internacional.
A importância deste assunto requer por isso um processo de consciencialização de todos e de cada um de nós, nomeadamente daqueles que em princípio poderão vir a ter um papel determinante sobre este tema, como é o caso dos atuais estudantes de cursos de engenharia e mesmo daqueles que já concluíram sua formação inicial nesta área e podem por esta via consolidá-la e complementá-la através da presente proposta de Mestrado.
No currículo do presente mestrado está prevista uma formação de 2 anos, com um total de 120 créditos, em correspondência com as outras instituições de ensino superior ao nível nacional, regional e internacional.
Missão
O curso de Mestrado em Engenharia e Gestão de Energia tem como missão formar mestres nas vertentes científica, técnica, ética e cultural, realizando investigações de excelências para o avanço da Engenharia e a Gestão de Energia, com particular destaque para a gestão eficiente de energia e a sua conservação, a geração de energia eléctrica, a energia renovável e a energia e o meio ambiente sustentando as actividades de formação que sejam capazes de preservar, transformar, gerar, difundir e aplicar o conhecimento, assente na liberdade de pensamento e na pluralidade dos exercícios críticos, contribuindo para a construção de um modelo de sociedade com princípios humanistas, baseado nos princípios pedagógicos que tenha o saber, o fazer, o estar e conviver, além de a criatividade e a inovação como fatores de crescimento, desenvolvimento sustentável e bem-estar. Aposta numa abordagem rigorosa à resolução de problemas energéticos com base na adopção de modelos formais e métodos sistemáticos de gestão, analise e desenvolvimento.
Visão
Informação em actualização.
Valores
Desenvolveu-se para o curso de Mestrado em Engenharia e Gestão de Energia uma concepção sistêmica da educação sustentada em valores. Esta concepção parte da definição para o modelo do profissional dos valores humanos, éticos, morais e da profissão que devem caracterizar as atitudes de um profissional e das ações educativas de carácter curricular, sociocultural e de extensão universitária a desenvolver para a formação integral deste profissional.
Faz-se necessário trabalhar com o valor de DIGNIDADE que tem a capacidade na ordem axiológico, cognitivo e prático, de integrar todo o sistema de valores do processo ensinoaprendizagem para que no plano metodológico nos oriente tanto a professores como estudantes a trabalhar para alcançar a alta aspiração de formar ao homem novo. Quando se refere à dignidade plena assume-se todas as actividades que enaltecem o melhor do ser humano, em todas as esferas de sua atividade, o que implica atuar com justeza, com honestidade, com responsabilidade, com humanismo, com solidariedade e com patriotismo e sempre em defesa da verdade. Enfim, é a resultante que tem que caracterizar as qualidades de nossa personalidade, como personalidade única e integral de todos os valores. Ao assumir uma dignidade plena, assume-se o exercício íntegro de si e de fato a defesa de todas as causas justas.
O curso de Mestrado em Engenharia e Gestão de Energia visa desenvolver os seguintes valores: • Respeito; • Tolerância; • Cooperação; • Cidadania; • Autonomia; • Justiça; • Equidade; • Democracia; • Responsabilidade social; • Dedicação ao trabalho; • Humanismo; • Rigor; • Crítica e autocritica; • Ética profissional; • Honestidade; • Competência; • Lealdade; • Comprometimento; • Transparência.
Áreas de actuação
Informação em actualização.
Duração do curso
O Plano de Estudos do MEGE terá uma duração mínima de quatro semestres letivos com um total de 120 créditos, sendo que as diversas unidades curriculares decorrem entre o 1º e o 3º semestre, com 14 unidades curriculares, sendo o 4º semestre reservado ao Trabalho de Conclusão de Curso (Dissertação).
Acreditação CNAQ
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Saidas Profissionais
Informação em actualização.
1. Titulares do grau de Licenciados em Engenharia Mecatrónica, Eléctrica, Mecânica, Civil, Ciências ou áreas afins.
2. Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão científico estatutariamente competente no estabelecimento de ensino superior onde pretende ser admitido.
Em actualização.
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